Competição internacional de montarias em touros acontece de 28 a 31 de agosto com premiação de R$ 382,5 mil

O grande destaque da programação da 70ª Festa do Peão de Barretos começa nesta quinta-feira, 28 de agosto: o 32º Barretos International Rodeo. Reconhecido como uma das disputas mais prestigiadas do mundo, o torneio reúne até domingo (31) competidores de diferentes países e uma premiação total de R$ 382,5 mil.
Ao todo, 35 competidores estarão na arena em busca do título e do reconhecimento na maior arena de rodeio da América Latina. Entre os confirmados estão nomes como os mexicanos Álvaro Alvarez Aguilar – vice-campeão da edição passada e Luis Eduardo Porto Perez, além dos norte-americanos Travis Briscoe e Dakota Tyrell Lewis. O Brasil também estará representado com Alexandre Cardozo, que se mudou ainda jovem para os Estados Unidos e construiu toda a sua carreira internacional.
A competição reúne os atletas melhor ranqueados nos campeonatos ligados à Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), além de finalistas da PBR (Professional Bull Riders), da Liga Nacional de Rodeio (LNR) e convidados internacionais dos Estados Unidos e México.

“Competir e vencer em Barretos vai muito além do título. É ter o nome gravado na história da maior arena de rodeio da América Latina e abrir portas para uma carreira internacional”, explica Marcos José Abud Wohnrath, diretor de rodeio da Festa do Peão de Barretos.
A arena receberá disputas em diversas modalidades: Montarias em Touros (35 competidores), Cutiano (30), Três Tambores (10 melhores do dia) e Team Penning (10 melhores do dia). As finais de Team Roping e Breakaway estão marcadas para o domingo (31).
Além da consagração em Barretos, os competidores têm a chance de projetar suas carreiras no cenário mundial. Segundo Abud, oito atletas que participam da programação deste ano vão garantir vaga para o The American Rodeo 2026, o rodeio milionário dos Estados Unidos. “Os campeões das provas de team roping, breakaway, três tambores e touros vão se classificar diretamente para as finais regionais do The American, em abril do próximo ano”, acrescenta o diretor.
O evento que deu ‘start’ na programação do Barretos International Rodeo contou ainda com a presença de José Alexandre Paiva, diretor adjunto de rodeio da Festa do Peão de Barretos e diretor executivo da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) e Jenna Morr, diretora de marketing de conteúdo e relacionamento de atleta do The American.